LENDA DO PASSADO CELTA- CAVALO DO LAGO
"É a mais rara de todas as espécies, e que só pode existir uma dessas criaturas de cada vez no mundo. Quando envelhece, põe um só ovo e então morre. Ele é macho e fêmea, o bicho é mãe e pai do ovo. Quando envelhece, morre antes que o ovo se choque, assim o seu filhote nasce órfão".
*natsuno
CULTURA: CERBERO
O cérbero é um cachorro de 3 cabeças. Filho de tífon e equinidae também irmão da hidra de lerna, que também tem multiplas cabeças (genética olimpica). O cérbero foi criados para guardar a entrada de Hades, o reino subterrâneo dos mortos. Uma característica é que o cérbero e um animal de fases, quando guardava as portas de tartaro , ele era adorável e fazia uma grande recepção quando alguém chegava e entrava; mas quando a pessoa queria sair ele se transformava num cão feroz e mortal. Os únicos que conseguiram passar por Cérbero saindo vivos do submundo foram heracles, orfeu, eneias e psique.
Para acalmar a fúria de Cérbero, os mortos que residiam no submundo
jogavam-lhe um bolo de farinha e mel que os seus entes queridos haviam
deixado no túmulo. Seu nome significa comedor de carne, ele comia as pessoas e também era um vingador, matando os condenados. quando ele dorme fica com os olhos abertos, e quando esta acordado fica com os olhos fechados.
Ele também foi um dos doze trabalhos de hercules, junto com a lidra de lerna (sua irmã).
Não sei como pode ser morto, não se fala em nenhuma qualidade em especial como o hálito mortal da hidra de lerna. Mas sei como acalma-lo... basta lhe dar bolo de farinha e mel. Mas seria pouco provável que Cerbero sairia de seu posto, na entrada do inferno para te perseguir.
*natsuno
CULTURA: A HIDRA DE NOVE CABEÇAS
A hidra é um ser mitológico da cultura greco-romana, mas não pode ser considerada um olímpico ou um deus grego. Era caracterizada por ter um corpo de dragão, possuía de sete a nove cabeças - até um número maior dito em algumas culturas-. Apenas uma cabeça era a principal, a cabeça do meio era considerada imortal. Para matar uma hidra você não pode simplesmente cortar sua cabeça porque no lugar, nascerão mais duas; quando se corta a cabeça de uma hidra nascem duas no lugar e isso se torna um desafio para quem ousar a enfrentar.
Hidra é filha dos monstros Tifão e Equidna, foi criada num pântano próximo ao lago Lerna, na Grécia. A hidra possui um hálito venenoso e mortal, mata tudo que esta em seu caminho.
A hidra foi derrotada por Hércules como mais um de seus trabalhos, comandados por Euristeu. Inicialmente Hércules tentou esmagar as cabeças mas logo após nasciam mais duas no lugar. Depois disso foi obrigado a mudar de tática e pediu ajuda ao seu sobrinho Jonau; pediu a ele que queimasse A hidra logo após ser cortada a cabeça para que cicatrizasse e não se regerasse. No final restou a cabeça do meio, que foi cortada e enterrada com uma pedra.
Segundo a lenda greco-romana a Hidra foi criada por Hera para matar Hércules. Quando percebeu que Hércules mataria Hidra, Hera enviou um enorme caranguejo que foi derrotado por Hércules sendo esmagado.
Convencido por Atena, Hércules, após matar a Hidra banhou suas flechas com seu sangue venenoso para que se tornasse mortal. Mais tarde, Hércules morreu com o veneno da Hidra, Dejanira banhou as roupas de Hércules com o sangue da Hidra quando sentiu ciúmes Íole.
ENTÃO CASO VOCÊ ACABE NUMA LUTA COM UMA HIDRA, LEMBRE SE DE QUEIMAR LOGO APÓS CORTAR A CABEÇA PARA CICATRIZAR, E NÃO NASCEREM MAIS DUAS NO LUGAR. FICA A DICA.
*NATSUNO
CULTURA: MITO DE PEGASO, PERSEU E MEDUSA
Pégaso é um cavalo alado olímpico da mitologia grega, ele simboliza a imortalidade e foi fruto do mito entre Perseu e Medusa.
Perseu era filho de Zeus. Na mitologia grega ele foi o herói que decapitou Medusa, um mostro que transformava em pedra quem ousasse olhar para ela. Perseu foi o fruto de um amor entre seu pai Zeus e uma mortal chamada Dânae, a filha mortal de Argos, Perseu se tornou um semi-deus. Ardes tinha apenas uma filha chamada Dânae e não tinha filhos homens, então Acrísio, rei de Argos, perguntou ao oráculo como ele poderia ter filhos homens, a resposta foi que Dânae teria um filho que o mataria. Dânae foi trancada em uma câmara de bronze subterrânea e posta sob guarda. Acrísio, não acreditando que Dânae estivesse grávida de Zeus colocou-a em um baú e jogou ao mar, chegando a ilha de Séfiro nde foi encontrada por Díctis, que criou Perseu.
Perseu se tornou um exemplar de homem corajoso, forte, ambicioso, aventureiro e protetor da mãe. Polidectes, com medo de que a ambição de Perseu o levasse a renunciar o trono, propôs um torneiro em que o vencedor seria quem lhe trouxesse a cabeça de Medusa. Perseu partiu em busca de Medusa. Durante a batalha contra ela ele foi presenteado com 3 objetos que foram cruciais para a vitória: Atena lhe deu um escudo tão bem polido que podia ser confundido com um espelho, Hades lhe deu um elmo que podia tornar invisível quem lhe usasse, Hermes lhe deu a Perseu suas sandálias aladas.
A história de Medusa era a seguinte:
conta que a Medusa teria sido originalmente uma bela donzela, "a
aspiração ciumenta de muitos pretendentes". Um dia ela teria cedido às investidas do "Senhor dos Mares" Poseidon,
e deitado-se com ele no próprio templo da deusa Atena; a deusa então,
enfurecida, transformou o belo cabelo da donzela em serpentes, e deixou
seu rosto tão horrível de se contemplar que a mera visão dele
transformaria todos que o olhassem em pedra. Então Perseu, guiado pelo reflexo no escudo, sem olhar diretamente para a Medusa, derrotou-a cortando sua cabeça, que ofereceu à deusa Atena.
Diz a lenda que quando Medusa foi decapitada por Perseu para oferecer sua cabeça a Atena, saíram de seu ventre o cavalo alado Pegaso e Crisaor. As outras duas irmãs de Medusa, Esteno e Euríale, perseguem Perseu, mas este escapa devido ao capacete de Hades, que o torna invisível às Górgonas, que no caso seriam tias de Pegaso e Crisaor. Pesago é considerado o rei do céus e transporte de Perseu.
*natsuno
CULTURA: HORA DO CHÁ DAS CINCO
Quem nunca ouviu alguém falar em um filme: "parou! hora do meu chá das cinco." ou talvez "se eu correr dará tempo para o chá". Acho que o chá das cinco que é uma cultura inglesa pode ser comparado ao lanche da tarde aqui no Brasil. O chá das cinco foi inicialmente praticado por pessoas da realeza e depois acabou se tornando um evento social. Tudo começou quando a duquesa de Bedford se queixava de fome no final da tarde e então começou a tomar chá acompanhado com biscoitos. Desde então o chá das cinco é praticado por todos, não só pelos ingleses. O chá das cinco é realizado normalmente em lugares abertos e arejados para que se possa ver o por do sol. Na Inglaterra o chá das cinco é formado por chá (óbvio), biscoitos, geleia e creme; na minha casa o chá das cinco se chama lanche da tarde e é formado por nescal, pão com presunto e queixo derretido. Cada um tem sua forma de realizar o chá das cinco mas todos tem uma coisa em comum... a reunião de família. Afinal o chá das cinco foi feito não apeneas para acabar com a fome de final de tarde, também para reunir os familiares.
*natsuno
A HISTÓRIA DO HALLOWEEN
A HISTÓRIA DO HALLOWEEN
31 de outubro é comemorado o "dia das bruxas ou halloween" principalmente nos EUA, nesse dia as crianças se fantasiam de algo bem sinistro e macabro e saem para a rua pedindo "doces ou travessuras"! mas para esse dia ser "comemorado" dele ter uma história...
umas das teorias para a história desse dia é uma lenda celta que fala: os espíritos de todos que morreram naquele ano voltaram agora (31 de outubro) para possuir os corpos das pessoas para poderem viver o próximo ano. É claro que ninguém quer ser possuído por um espírito (só se for pelo sebastian), então as pessoas dali apagavam as luzes de suas casas para que ficassem frias e desagraveis. Colocavam fantasias assustadoras e perambulavam pelas ruas fazendo zuera para que os espíritos se assustassem (é claro que se fosse o sebastian, ele não ficaria assustado).
QUESTÃO DAS VELAS
É muito comum vermos abóboras fazendo o papel de velas no halloween... isso também deve ter uma história.
Um homem chamado jack, um bêbado que peranbulava por ai no dia 31 de outubro sem usar fantasia. O diabo vem levar sua alma mas jack pede um ultimo copo de bebida, o diabo concede. Como não tem dinheiro pede ao diabo que se transforme em uma moeda (quem é mais burro? jack ou o diabo). Logo que o diabo se transforma, jack coloca a moeda na carteira que tem desenhada uma cruz. Desesperado o diabo implora para sair e jack faz um "pacto" (esses ingleses só fazem pacto com diabos e dêmonios), jack pede para ficar vivo por mais um ano inteiro e o diabo, sem saída, concede. Iss ocorre todo 31 de outubro, quando o diabo vem buscar a alma de jack, jack consegue obrigar o diabo a ficar vivo por mais alguns anos até que, acaba morrendo. Ele não é aceito no paraíso e quando tenta entrar no inferno é barrado pelo próprio diabo, e o castiga o transformando em uma lanterna!
*natsuno
os gatos na história egipcia
A deusa bastet tem a aparencia de um gato com corpo humano, ela representa os poderes do sol. Bastet era adorada desde o império antigo (c. 2575 a 2134 a.C), suas efingies eram uma prova dessa adoração, existindo ainda hoje vários exemplares dessas espalhadas pelo egito e pelo mundo. Essa deusa também esta associada a lua e protegia as mulheres e os partos de maus espíritos.
Os egípcios se dirigiam aos gatos pelo nome myn que é o som que o gato emite, assim como chamamos de miau no português. O gato sempre foi um animal adorado durante a era egípcia. Durante o terceiro período egípcio foram constridas necropodes, templos que guardam múmias de gatos. Gatos eram criados no templo de Bubastis para depois serem sacrificados e oferecidos a deusa Bastet.
Esse animais eram considerados sagrados pois acreditava-se que representavam a deusa Bastet na terra, deusa da alegria e do amor, proterora das mulheres e da maternidade. Mas se eram animais sagrados, não deveriam ser sacrificados a própria deusa Bastet, deve ser por isso que ela escravizou o egito. Você deve estar boiando, vou explicar...
A GUERRA ENTRE CÃES E BASTET
Como já foi falado, os gatos eram venerados cegamente pelos egípcios, mas sempre eram sacrificados e oferecidos a deusa deles Bastet. Até que um dia os gatos se revoltaram e escravizaram o povo egípcio. Os gatos eram cruéis, tratavam os homens como verdadeiros animais. Quando tudo estava dominado por Bastet, os cães chegaram ao egito e houve uma luta entre os animais, como manda a natureza os cães ganharam e baniram os gatos do egito. Restabelecendo a ordem e a paz, os egípcios passaram a louvar os cachorros.
MINHA OPINIÃO: creio que os gatos escravizaram o egito a mando da própria Bastet, pelos sacrifícios que eram oferecidos a ela, então mandou seus representante na terra os punir. É claro que isso é uma lenda egípcia e não temos provas que isso realmente aconteceu, é pouco provável que isso faça parte do passado egípcio. Mas é uma boa história.
*natsuno
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Amantes leitores eu quero que vocês falem comigo! vamos discutir nossa relação trocando criticas, sugestões, elogios e etc. Sem palavras de baixo calão!
*natsuno